Novo oceano está se abrindo na África devido ao afastamento das placas

As placas tectônicas da África estão se separando e, dentro de um período de entre 5 e 10 milhões de anos o continente irá se dividir em dois, acarretando no surgimento de um novo mar.

De acordo com uma reportagem emitida na NBC News, a região de Afar, Etiópia, está cada vez mais distante da Somália, Arábia e Núbia, formando vagarosamente uma grande fenda que se transformará futuramente em um oceano.

“Podemos ver que a crosta oceânica está começando a se formar, porque é distintamente diferente da crosta continental em sua composição e densidade”, disse Christopher Moore, estudante de Ph.D da universidade de Leeds.

Já faz algum tempo que os cientistas começaram a desconfiar disso, e o avanço do GPS só mostrou que eles não estavam errados e, agora surgem várias hipóteses para explicar o fenômeno.

Uma delas diz que as rochas gigantes e super quentes borbulham sob o manto no ponto exato em que placas se unem, todavia, com o monitoramento constante eles logo acharão uma resposta exata: “À medida que obtemos mais e mais medidas de GPS, podemos uma ideia muito melhor do que está acontecendo”, terminou Christopher.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *